Sinho Baessa de Pina
Noz Stória - Histórias da presença negra nos bairros autoconstruídos de Lisboa
2 novembro 2024Discurso
14 dezembro 2024
Discurso
sábado 17h30
Sala Manuela Porto
Entrada livre (sujeita à lotação) mediante levantamento prévio de bilhete no próprio dia a partir das 15h (no máximo de dois bilhetes por pessoa)
Duração 2h
Ao longo de quatro ciclos temáticos, iniciados em setembro de 2023, fomos atravessadas pelo fogo, queimámos e recomeçámos, adentrámos o húmus, descansámos nas utopias, nutrimos desejos, semeámos revoluções.
E aqui estamos, mais uma vez, à beira do abismo, a realidade escorre entre os dedos, a banalização do mal continua. Aqui estamos, entre o silêncio e a esperança.
Aqui estamos, pés firmes no chão, sedimentando o caminho das nossas ancestrais.
Voltamos ao início e repetimos. É possível produzir mudança numa estrutura em colapso?
Nesta conversa que encerra o ciclo de ações iniciadas em setembro de 2023, inspiramo-nos em práticas de solidariedade radical como forma de resistência contra o apagamento, a violência de estado e a injustiça epistémica.
ANA SALAZAR HERRERA é uma curadora equatoriana e portuguesa, fundadora do Museum for the Displaced (desde 2019, mfdisplaced.org). Foi cocuradora da Diriyah Contemporary Art Biennale 2024, Arábia Saudita. Ana foi curadora interina no Ludwig Forum Aachen (2022-23), e curadora assistente no NTU Centre for Contemporary Art Singapore (2016-20). Tem um mestrado em Práticas Curatoriais pela School of Visual Arts, Nova Iorque, e uma licenciatura em Piano pela Escola Superior de Música de Lisboa.
DIMA MOHAMMED é uma académica e ativista palestiniana portuguesa. O seu trabalho académico é na área da argumentação política, na intersecção entre filosofia, linguagem e política. É membro-fundador da Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina, uma plataforma de indivíduos e colectivos da sociedade civil portuguesa cujo principal objetivo é promover acções de solidariedade com a Palestina.
MÉLANIE-EVELY PÉTRÉMONT é doutora em geografia cultural e política e ativista afrofeminista antiracista. A sua investigação centra-se na performance, no antirracismo e na constituição de identidades afro-europeias duma Europa Negra. Trabalha e vive na Suíça.