Saltar para conteudo

Acessibilidade e Inclusão

Visitar TBA
Anterior

Acessibilidade

 

A acessibilidade é uma preocupação transversal a todo o trabalho desenvolvido pelo TBA. Do edifício à comunicação, eis as normas do TBA para a acessibilidade:


Acessibilidade física do edifício para público

Atualmente, o TBA já é um edifício acessível ao público com mobilidade condicionada. O acesso das pessoas com cadeira de rodas faz-se pela porta principal, através do passeio rebaixado. Aqui encontra-se o elevador que dá acesso à Sala Principal e Sala Manuela Porto. Na Sala Principal, existe uma plataforma elevatória que permite o acesso do pessoas em cadeira de rodas ao palco. A bilheteira encontra-se no piso 0, portanto no mesmo nível da portal principal. Existe ainda sinalética podotáctil da entrada até à bilheteira e na escadaria principal. No piso -1, existe um WC adaptado. A sinalética da zona dos cacifos e WC é em alto relevo e braille. O TBA dispõe ainda de uma cadeira de rodas própria que pode ser solicitada por quem assim necessitar à chegada ao edifício ou previamente através do e-mail bilheteira@teatrodobairroalto.pt.

 

Acessibilidade física do edifício para equipas artísticas

A entrada de artistas do TBA não é acessível a pessoas com mobilidade condicionada. O acesso ao camarim adaptado do TBA faz-se pela Porta Principal. As equipas artísticas com necessidades específicas de mobilidade devem coordenar com a equipa de Produção e Direção de Cena a utilização dos acessos públicos do TBA.
É possível adquirir bilhetes com o desconto para pessoas com deficiência, cegas e surdas (30%) na bilheteira online e na bilheteira local do TBA. Se tiverem questões, escrevam-nos para bilheteira@teatrodobairroalto.pt.

 

Proximidade de transportes

A estação de metro com elevador mais próxima do TBA é a estação do Rato (linha Amarela). A maioria dos autocarros da Carris que servem esta zona dispõem de plataformas elevatórias.

 

Sessões acessíveis

A programação do TBA tem frequentemente sessões com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa. A próxima sessão está marcada para:

Audiodescrição

5 junho
Antonin Artaud / Catarina Rôlo Salgueiro, Jenna Thiam e Surma
Para acabar com o julgamento de deus

7 julho
Miguel Pereira
Miguel e Miquelina


Espetáculos acessíveis a pessoas surdas

8 a 10 abril
Mário Afonso
Framework
Dispositivo com texto escrito ao vivo em cena

22 a 24 abril
Action Hero e Deborah Pearson
The Talent
Com legendagem em português para pessoas surdas

26 e 27 maio
Amanda Piña
Danza y Frontera
Com legendagem em inglês e português para pessoas surdas

Se deseja adquirir bilhete com desconto para pessoas com deficiência, cega ou surda, saiba que a pessoa acompanhante ou Cuidador/a tem direito a um convite complementar. Para solicitar o convite, envie-nos um e-mail para bilheteira@teatrodobairroalto.pt

 

Legendagem e tradução simultânea

Toda a comunicação do TBA é bilingue (em português e inglês) e, sempre que possível, os espetáculos e eventos têm legendagem ou tradução simultânea em português.
Alguns dos eventos online do TBA que acontecem em língua estrangeira e sem tradução simultânea em português ficam mais tarde disponíveis no nosso canal de YouTube com legendagem em português.

 

Equipamentos

O TBA dispõe de protetores auditivos para adultos (3) e para crianças (1) que podem ser  solicitados na bilheteira.

 

Brochura

O TBA tem à disposição na bilheteira duas brochuras impressas em braille com toda a informação do programa janeiro-março 2022. Basta pedir para consultar a mesma no balcão de bilheteira.

 

 

Website

Embora ainda esteja em processo de desenvolvimento, o website do TBA foi criado para ser acessível, cumprindo normas da W3C Content Accessibility Guidelines.

 

 

Newsletter

O TBA tem uma newsletter especial, com periocidade incerta, dedicada às sessões acessíveis. Para solicitar a subscrição, enviem-nos um email para ritatomas@egeac.pt.

Acessibilidade

Política de Inclusão

Linguagem inclusiva

O TBA privilegia termos sem género na sua comunicação. Quando, por razões de redação, tal não é possível, o TBA usa plurais neutros femininos e plurais neutros masculinos alternadamente.

 

Casas de banho sem género

No TBA, as casas de banho não têm género.

 

Medidas facilitadoras à parentalidade

O TBA disponibiliza uma cadeira evolutiva para as crianças das equipas artísticas internas e externas. Se necessitam de outras condições para se fazerem acompanhar de uma criança, falem connosco através do e-mail comunicacao@teatrodobairroalto.pt.

Política de Inclusão

Missão e História

Equipa

Teatro Verde

Parceiros

EGEAC

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa