Saltar para conteudo

Acessibilidade e Inclusão

Visitar TBA
Anterior

Acessibilidade

 

A acessibilidade é uma preocupação transversal a todo o trabalho desenvolvido pelo TBA. Do edifício à comunicação, eis as normas do TBA para a acessibilidade:


Acessibilidade física do edifício para público

Atualmente, o TBA já é um edifício acessível ao público com mobilidade condicionada. O acesso das pessoas com cadeira de rodas faz-se pela porta principal, através do passeio rebaixado. Aqui encontra-se o elevador que dá acesso à Sala Principal e Sala Manuela Porto. Na Sala Principal, existe uma plataforma elevatória que permite o acesso do pessoas em cadeira de rodas ao palco. A bilheteira encontra-se no piso 0, portanto no mesmo nível da portal principal. Existe ainda sinalética podotáctil da entrada até à bilheteira e na escadaria principal. No piso -1, existe um WC adaptado. A sinalética da zona dos cacifos e WC é em alto relevo e braille. O TBA dispõe ainda de uma cadeira de rodas própria que pode ser solicitada por quem assim necessitar à chegada ao edifício ou previamente através do e-mail bilheteira@teatrodobairroalto.pt.

 

Acessibilidade física do edifício para equipas artísticas

A entrada de artistas do TBA não é acessível a pessoas com mobilidade condicionada. O acesso ao camarim adaptado do TBA faz-se pela Porta Principal. As equipas artísticas com necessidades específicas de mobilidade devem coordenar com a equipa de Produção e Direção de Cena a utilização dos acessos públicos do TBA.
É possível adquirir bilhetes com o desconto para pessoas com deficiência, cegas e surdas (30%) na bilheteira online e na bilheteira local do TBA. Se tiverem questões, escrevam-nos para bilheteira@teatrodobairroalto.pt.

 

Proximidade de transportes

A estação de metro com elevador mais próxima do TBA é a estação do Rato (linha Amarela). A maioria dos autocarros da Carris que servem esta zona dispõem de plataformas elevatórias.

 

Sessões acessíveis

A programação do TBA tem frequentemente sessões com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa. A próxima sessão está marcada para:

 

Espetáculos acessíveis a pessoas cegas e com baixa visão

7 a 11 setembro
Lígia Soares e Paula Diogo
O Palácio
Espetáculo com uma forte componente sensorial, com possibilidade de acompanhamento sob marcação

29 outubro 19h30
Mário Coelho
Se te portares bem, vamos ao McD***ld’s
Sessão com audiodescrição

13 novembro 19h
Ana Pi
The Divine Cypher
Sessão com audiodescrição

4 dezembro 19h30
Joana Sá, Luís J Martins e Lucas Tavares
CasaFloresta
Concerto com audiodescrição

 

Espetáculos acessíveis a pessoas surdas

10 setembro 19h30
Lígia Soares e Paula Diogo
O Palácio
Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa

29 outubro 19h30
Mário Coelho
Se te portares bem, vamos ao McD***ld’s
Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa

18 dezembro 19h30
Gaya de Medeiros
BAqUE
Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa

Se deseja adquirir bilhete com desconto para pessoas com deficiência, cega ou surda, saiba que a pessoa acompanhante ou Cuidador/a tem direito a um convite complementar. Para solicitar o convite, envie-nos um e-mail para bilheteira@teatrodobairroalto.pt

 

Legendagem e tradução simultânea

Toda a comunicação do TBA é bilingue (em português e inglês) e, sempre que possível, os espetáculos e eventos têm legendagem ou tradução simultânea em português.
Alguns dos eventos online do TBA que acontecem em língua estrangeira e sem tradução simultânea em português ficam mais tarde disponíveis no nosso canal de YouTube com legendagem em português.

 

Espetáculos com legendagem

14 a 16 outubro
sexta e sábado 19h30, domingo 17h30
Tim Crouch
Truth’s a Dog Must to Kennel
Espetáculo com legendagem em português

28 outubro 19h30
Mário Coelho
Se te portares bem, vamos ao McD***ld’s
Sessão com legendagem em inglês

17 e 18 novembro 21h
Silke Huysmans e Hannes Dereere
Out of the blue
Espetáculo com legendagem em português

 

Equipamentos

O TBA dispõe de protetores auditivos para adultos (3) e para crianças (1) que podem ser  solicitados na bilheteira.

 

Brochura

O TBA tem à disposição na bilheteira duas brochuras impressas em braille com toda a informação do programa janeiro-março 2022. Basta pedir para consultar a mesma no balcão de bilheteira.

 

 

Website

Embora ainda esteja em processo de desenvolvimento, o website do TBA foi criado para ser acessível, cumprindo normas da W3C Content Accessibility Guidelines.

 

 

Newsletter

O TBA tem uma newsletter especial, com periocidade incerta, dedicada às sessões acessíveis. Para solicitar a subscrição, enviem-nos um email para ritatomas@egeac.pt.

Acessibilidade

Política de Inclusão

Linguagem inclusiva

O TBA privilegia termos sem género na sua comunicação. Quando, por razões de redação, tal não é possível, o TBA usa plurais neutros femininos e plurais neutros masculinos alternadamente.

 

Casas de banho sem género

No TBA, as casas de banho não têm género.

 

Medidas facilitadoras à parentalidade

O TBA disponibiliza uma cadeira evolutiva para as crianças das equipas artísticas internas e externas. Se necessitam de outras condições para se fazerem acompanhar de uma criança, falem connosco através do e-mail comunicacao@teatrodobairroalto.pt.

Política de Inclusão

Missão e História

Equipa

Teatro Verde

Parceiros

EGEAC

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa