Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior

Ana Rita Teodoro foi ao Japão para voltar a dançar

Vídeo

A coreógrafa Ana Rita Teodoro traz ao TBA dois dos seus mais recentes trabalhos, a conferência-dançada Your Teacher, Please e a peça de dança aaah. Duas obras que permitem olhar a formação e as aspirações de uma bailarina e de uma artista em continuidade.

Your Teacher, Please é uma conferência-dançada onde Ana Rita Teodoro, enquanto aluna, atravessa as práticas de dança butô que lhe foram transmitidas por Yoshito Ohno no Kazuo Ohno Dance Studio no Japão. Com o desaparecimento gradual da primeira geração de bailarinos, torna-se essencial voltar aos estúdios e coletar os modos de transmissão desta dança.

É preciso perceber porque é que a estética do butô e os seus clichês (figuras torcidas, brancas e lentas) têm tendência a dominar o pensamento e os processos que ajudaram a construir uma arte de vanguarda que revolucionou o seu contexto e a sua época. Ao pensar a transmissão em dança, procura-se restaurar os processos dinâmicos de fabricação do butô, para melhor nos afastarmos de uma estética que parece congelada no tempo e sem fundo poético restaurado.

Sessão única a 24 março 2022

vídeo: Sara Morais e Pedro Gancho
fotografias: Ana Rita Teodoro
música original: Raw Forest
produção: Teatro do Bairro Alto

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa