Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior

9 artistas escrevem este Primeiro Rascunho

Vídeo

Francisco Frazão, diretor artístico do Teatro do Bairro Alto, fala-nos do mais recente projeto do Programa Digital: uma encomenda a 3 artistas, que convidaram 3 artistas para criar novas obras e para convidar outras 3 artistas. Ao todo, 9 artistas reunidas num só projeto. “O primeiro rascunho da História está quase sempre errado —, mas temos na mesma de tentar escrevê-lo.”

Teju Cole, maio 2020

No verão passado, o TBA convidou três artistas. Cada uma delas fez um primeiro rascunho a partir da experiência do último ano e meio. Essa peça foi enviada a outra pessoa, que fez o seu rascunho e o enviou a uma terceira. Temos assim nove peças que respondem aos tempos que vivemos e se respondem umas às outras; uma estafeta ou cadeia de transmissão em que apenas o primeiro elo foi escolhido pelo TBA. O destinatário final é o público, em forma dupla: um livro e um site. Regina Guimarães convidou Marta Caldas, que convidou Thierry Simões; Mariana Vieira convidou Amanda Baeza, que convidou Ricardo Martins; Lolo Arziki convidou ROD, que convidou Petra.Preta.
Em Primeiro Rascunho há textos, desenhos, filmes e fotos; vão do abstrato ao documental, da cor ao preto e branco; há peças que permanecem e outras que ficarão visíveis apenas durante um mês; algumas vêm de trás, outras são convites que começam do zero e outras ainda que, retomando as anteriores, são segundos e terceiros rascunhos. Aí estão para quem por sua vez lhes quiser pegar.

Disponível em primeirorascunho.teatrodobairroalto.pt

vídeo: Sara Morais e Pedro Gancho
música original: Raw Forest
produção: Teatro do Bairro Alto

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa