24 Março
quinta 19h30
Conferência-dançada
Em português com libreto
com texto também disponível em inglês e francês
Classificação Etária:
M/6Conceção e interpretação Ana Rita Teodoro
Desenho de luz Mariana Figueroa
Operação de som Paulo Cunha
Figurino Olga Rego
Design do libreto Isabel Lucena
Tradução para Inglês Sabine Macher
Músicas “Song of the birds”, Pau Casals; “Can’t stop loving you”, Elvis Presley; “Her eyes are underneath the ground”, Antony and the Johnsons; Symphony No.3 “Symphony Of Sorrowful Songs”, Henryk Górecki/Warsaw Philharmonic Orchestra; “Avé Maria”, Schubert/ Leontyne Price, Wiener Philharmoniker, Herbert von Karajan
Produção Associação Parasita / Carolina Gameiro e Lysandra Domingues
Apoio Fundação Calouste Gulbenkian – Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico, CND – Centre National de la Danse – Aide à la recherche et au Patrimoine en Danse, DeVIR/CAPa e o Kazuo Ohno Dance Studio
O TBA fica junto ao Largo do Rato.
Condições de acesso
- À entrada do espaço, poderá ser medida a temperatura sem registo, enquanto a medida for recomendada pelas autoridades de saúde. O uso de máscara é obrigatório antes, durante e depois da sessão.
- Solicitamos que desinfete as mãos à entrada e adote as medidas de etiqueta respiratória.
- Mantenha uma distância de segurança e evite o aglomerar de pessoas.
- Traga o seu bilhete de casa ou, caso tenha mesmo de comprar o bilhete na nossa bilheteira, escolha o pagamento contactless por cartão de débito ou MBway.
- Nas entradas e saídas, siga as recomendações da equipa do TBA.
- Devido às indicações da Direção-Geral de Saúde, não é possível entrar na sala após o início da sessão ou alterar o seu lugar após indicação do mesmo pela Frente de Sala.
Ana Rita Teodoro é mestra em Dança, Criação e Performance pelo CNDC de Angers e a Universidade Paris 8 (2011/2013), desenvolveu como pesquisa a criação de uma Anatomia Delirante. Da qual resultou a Coleção Delirar a Anatomia, pequenas peças de dança dedicadas a uma parte do corpo: Orifice Paradis (2012), Sonho d’Intestino (2013), Palco e Pavilhão (2017). Em 2002, foi aluna do Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança e em 2005 do Curso de Coreografia organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Participa nas atividades de investigação do c.e.m. onde inicia o estudo do corpo via a anatomia experiencial, a filosofia e o cruzamento multidisciplinar, com Sofia Neuparth, entre outros. Em 2007/2010 fez o Curso de Instrutores de Chi Kung, da Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa. O Butoh de Tatsumi Hijikata tem sido uma das suas áreas de maior investimento artístico. Desde 2007 participa em diferentes workshops liderados por artistas e pesquisadores como: Tadashi Endo, Sankai Juko, Torifune, Akira Kasai, Min Tanaka, Yoshito Ohno, Patrick De Vos e Christine Greiner. Em 2015, recebe a Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar com Yoshito Ohno no Japão e em 2016, desenvolve uma pesquisa em torno da prática do Butoh com o apoio Aide à la recherche et au patrimoine en danse do Centre National de la Danse, CN D (Pantin). Esta pesquisa culmina na performance-conferência intitulada Your Teacher, please (2018). Ana Rita Teodoro criou as seguintes coreografias a solo – MelTe (2009), Curva (2010), Assombro (2015), aaa partir (2021) e a sua primeira grande peça de grupo FoFo (2019) que contou com o apoio New Settings da Fundação Hermes. No contexto do serviço pedagógico do CND, Ana Rita concebeu duas conferências espetáculo para o público jovem: Conferência 1 – O Corpo (2019) e Conferência 2 – Pequena História do imaginário corporal (2020). No mesmo contexto, Ana Rita prepara uma terceira conferência sobre como o pensamento sobre o corpo se manifesta na dança enquanto arte e expressão dos tempos. Os seus trabalhos já foram apresentados na Áustria (MUMOK e 8:tension Festival Impulstanz em Viena), na Alemanha (Volksbüne em Berlim), em França (Théâtre de la Cité International, Palais de Tokyo em Paris, no CN D em Pantin, no Théâtre de Vanves em Vanves, Festival DãnsFabrik—Le Quartz em Brest, La Manufacture em Bordéus, Festival Constellations em Toulon) em Portugal (Culturgest em Lisboa, Materiais Diversos em Minde, Teatro Sá da Bandeira em Santarém, Festival DDD e Serralves no Porto) e na cidade de Taipei em Taiwan. Trabalha atualmente com o músico Julien Desprez e é intérprete da sua peça Coco (2019), trabalha em diversos projetos pontuais com artistas como Nadia Lauro (Garden of Time, Festival de la cité Lausanne 2020), João dos Santos Martins (Trolaró, Casa da Dança de Almada – 2020) e a artista visual Adelaïde Feriot (Palais de Tokyo – 2019). Foi igualmente intérprete de João dos Santos Martins em Projecto Continuado (2015), em Companhia (2018) e em Antropocenas (2017) do mesmo coreógrafo e de Rita Natálio. Foi artista associada do Centre National de la Danse, CND (Pantin) entre 2017 e 2019 e é artista da Associação Parasita desde a sua data de criação em 2015.
Your Teacher, please
Conferência-dançada sobre os ensinamentos e práticas de Butô de Yoshito Ohno, pela sua aluna Ana Rita Teodoro
“A história do butô emana do estúdio e de Yoshito. Durante as suas aulas ele evoca constantemente os universos das figuras dos seus pares: Hijikata Tatsumi, Kazuo Ohno e Yukio Mishima. O espaço do estúdio está carregado dessa história, com imagens, objetos, fotos e figurinos. Explorar o universo do butô no estúdio de Kazuo Ohno, permite o acesso à história dos gestos através das suas “matérias fantasmas[i]”, que levam o butô para além do seu tempo e do seu contexto original.”
Excerto da conferência: Your Teacher, please
Apresentação
O ponto de partida para esta pesquisa foi a impressão de que existe uma dominação importante da estética do butô e dos seus clichês (figuras torcidas, brancas e lentas) sobre o pensamento e os processos que ajudaram a construir uma arte de vanguarda que revolucionou o seu contexto e a sua época. O conhecimento da dança butô no público em geral, e também nos bailarinos, é sobretudo o das imagens e da estética apresentada durante as performances.
O meu encontro com o butô fez-se pela descoberta de Hijikata Tatsumi, Kazuo Ohno e do contexto artístico dos anos 60 em Tóquio. Eu fiquei fascinada com as suas ideias, a audácia e a sua maneira de “fazer-dança”. Essa paixão levou-me a participar em diferentes workshops na Europa e no Japão. Estas experiências convenceram-me de que a singularidade e a riqueza da dança butô se encontram no seu processo de aprendizagem, como, por exemplo, na incorporação de palavras e poemas para construir um imaginário e uma partitura-coreográfica e na inexistência de movimento para imitar durante uma aula.
Com o desaparecimento gradual da primeira geração de bailarinos de butô, senti que era essencial voltar aos estúdios de dança e coletar os modos de transmissão desta dança, prestando atenção aos seus efeitos no corpo e na presença dos bailarinos/alunos. A presente pesquisa pretende restaurar os processos dinâmicos de fabricação da dança butô, para melhor se afastar de uma estética que parece congelada no tempo e sem fundo poético restaurado.
Na multiplicidade de estúdios e professores de butô ativos nos dias de hoje, eu escolhi focar-me nas aulas de Yoshito Ohno que acontecem todas as Terças e Domingos no Kazuo Ohno Dance Studio em Kamihoshikawa, no Japão. Com a bolsa Aide à la recherche et au Patrimoine en Danse do CND / Centre National de Danse, Pantin (2015-2017) e a bolsa de Aperfeiçoamento Artístico da Fundação Calouste Gulbenkian (2015) tornou-se possível documentar estas aulas. A pesquisa resultou num documento escrito, hoje presente na mediateca do CND. A conferência-dançada Your Teacher, please é o resultado dessa pesquisa, um documento vivo entre o didático e o artístico.
Em Your teacher, please, atravesso, ora explicando, ora exemplificando, as práticas de dança butô que me foram transmitidas pelo Yoshito Ohno no seu estúdio, a partir da minha experiência enquanto aluna.
A conferência-dançada é acompanhada por um libreto que é distribuído aos espectadores à entrada do espetáculo envolvido num tenugui (um pedaço de tecido tipicamente japonês). Durante a conferência-dançada, Ana Rita dá instruções ao público sobre como usar o libreto.
A coreógrafa Ana Rita Teodoro traz ao TBA dois dos seus mais recentes trabalhos, a conferência-dançada Your Teacher, please e a peça de dança aaah. Duas obras que permitem olhar a formação e as aspirações de uma bailarina e de uma artista em continuidade.
Your Teacher, Please é uma conferência-dançada onde Ana Rita Teodoro, enquanto aluna, atravessa as práticas de dança butô que lhe foram transmitidas por Yoshito Ohno no Kazuo Ohno Dance Studio no Japão. Com o desaparecimento gradual da primeira geração de bailarinos, torna-se essencial voltar aos estúdios e coletar os modos de transmissão desta dança. É preciso perceber porque é que a estética do butô e os seus clichês (figuras torcidas, brancas e lentas) têm tendência a dominar o pensamento e os processos que ajudaram a construir uma arte de vanguarda que revolucionou o seu contexto e a sua época. Ao pensar a transmissão em dança, procura-se restaurar os processos dinâmicos de fabricação do butô, para melhor nos afastarmos de uma estética que parece congelada no tempo e sem fundo poético restaurado.