Truth’s a Dog Must to Kennel
14 - 16 Outubro
sexta e sábado 19h30, domingo 17h30
Em inglês com legendagem
Classificação Etária:
M/16Texto e Interpretação Tim Crouch
Coencenação Karl James e Andy Smith
Música e Desenho de som Pippa Murphy
Colaboração criativa Brian Ferguson e Adura Onashile
Produção Royal Lyceum Theatre de Edimburgo
ACESSIBILIDADE
Espetáculo com legendagem em português
CLUBE ESPECTADOR
15 outubro após o espetáculo na Sala Manuela Porto
Moderação: Maria Sequeira Mendes
O que é o Clube Espectador?
Maria Sequeira Mendes e José Maria Vieira Mendes conversaram connosco sobre o projeto Clube Espectador: um momento de conversa no final dos espetáculos que, normalmente, acontece sem a presença dos artistas.
“Claro que Tim Crouch está destinado a criar espetáculos ao vivo tão cheios de precisão e ligação, energia narrativa e uma profunda noção de tragédia, que muitas vezes fazem mais para demonstrar o poder do teatro do que para responder às perguntas existenciais que faz sobre ele. Crouch é um magistral contador de histórias para os nossos tempos, sábio, desgostoso, sem amparo mas com autoridade (…). As perguntas que faz, no entanto, não vão desaparecer.”
Joyce McMillan, The Scotsman, agosto 2022
Não aqui mas noutro lugar.
Noutro lugar o país está a ser dilacerado.
Não neste lugar, reparem, mas naquele outro lugar a liderança perdeu o controlo, há gente a ser morta, alguém é cegado.
Mas não aqui, percebem, não neste teatro aqui. Não neste.
Aqui, está tudo ótimo. É tudo hilariante.
O Bobo abandona o Rei Lear antes do cegamento. Antes de começar a matança. Antes do intervalo.
Neste novo trabalho a solo, Tim Crouch envia o Bobo de volta ao futuro da peça que abandonou. De volta a um mundo sem liderança moral ou integridade; onde a riqueza esconde o vício; onde os pobres são desumanizados; onde as piadas não têm graça; onde a arte ao vivo se tornou o privilégio de uns poucos.
Truth’s a Dog Must to Kennel (frase que o Bobo diz no Lear de Shakespeare: “A verdade é um cão que tem de ir para o canil”) é uma peça de teatro desacomodada que alterna entre a comédia mordaz e um audacioso ato de imaginação coletiva. Rei Lear mais stand-up mais metaverso.
Tim Crouch regressa ao TBA depois de ter escrito o fim do mundo em Total Immediate Collective Imminent Terrestrial Salvation.