Tons de Tombak
composição, interpretação e gravação: Kaveh Sarvarian
entrevista: Diana Combo
edição som: Sara Morais
música do genérico: Raw Forest
produção: Teatro do Bairro Alto
Kaveh Sarvarian é músico multi-instrumentista, compositor e professor iraniano, residente em Madrid. No seu percurso académico e profissional, no Irão, passou pela Universidade de Arte de Teerão como aluno (Master of Composition) e professor, fez parte da Orquestra Sinfónica de Teerão (flauta transversal), do Rastak Ensemble (instrumentos de sopro folk) e de Naima Persian Jazz Fusion (flauta, ney e tombak).
Ao longo da sua carreira, que o tem levado a tocar em vários países, publicou a sua música no contexto de vários ensembles e a solo, e recebeu os prémios de Melhor Compositor no International Festival of Fadjr e de Melhor Banda Sonora no National Media Festival of Iran.
Em Madrid, cidade onde vive há cerca de 8 anos, Kaveh Sarvarian continua a explorar a sua particular abordagem aos instrumentos que toca e ensina. Atualmente, dirige o ensemble Parsinava, no qual explora sonoridades jazz no contexto da música tradicional persa, e com a bailarina Patricia Álvarez, codirige Kereshmeh, um projeto que parte das composições do seu último álbum, aqui apresentadas com uma conceção cénica que integra música e dança ao vivo. Tanto a solo como em múltiplas configurações, a tradição que os seus instrumentos invocam está em contacto constante com outras culturas e épocas musicais. Kaveh Sarvarian é ainda autor de três livros didáticos que utiliza para ensinar tombak e ney (The Comprehensive Method of Ney, Persian Music Ornamentation for Ney e Tombak Method).
Kaveh Sarvarian aceitou o convite do TBA para criar uma nova composição para um dos vários instrumentos que toca, o tombak. Considerado o principal instrumento de percussão da música tradicional persa, o tombak é também o instrumento de eleição deste músico, compositor e professor iraniano, residente em Madrid. Kaveh dá-nos a ouvir as nuances sonoras de um instrumento que incorpora uma minuciosa técnica de mãos, dedos e pulsos, firmes na intenção e flexíveis na execução. Tons de Tombak é uma peça para tombak, que se multiplica através de processos de loop num gesto que articula a tradição com outros modos de fazer e perceber a música.
Tons de Tombak é uma composição criada, interpretada, gravada e produzida por Kaveh Sarvarian para tombak e looper. Através de um set-up que articula o tombak, principal instrumento de percussão da música clássica persa, com pedais de efeitos, a voz do tombak é multiplicada, repetida e combinada consigo própria. O tombak a solo passa a formar um grupo de instrumentos da mesma categoria, uma espécie de orquestra, que nos permite ouvir a combinação das várias sonoridades que o caracterizam. Kaveh Sarvarian, conhecedor a fundo da história e da tradição deste instrumento, considera que este gesto de composição permite explorar novos territórios, podendo dialogar consigo próprio.