Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
07 Março
Giulia Palladini

The Scene of Foreplay

Entrada livre (sujeita à lotação da sala)
Discurso
Histórias do Experimental

07 Março

sáb 7 março 18h30

Em inglês
Streaming disponível no próprio dia em teatrodobairroalto.pt

Preço Entrada livre (sujeita à lotação da sala)
Sala Manuela Porto
Duração 2h

Fotografia promocional Jaimie Andrews

Conjugando abordagem histórica e reflexão teórica, Palladini visita, enquanto trabalho afetivo, as formas peculiares de produção (mas também de reprodução e consumo) teatral e performativo desenvolvidas na década de 1960 em Nova Iorque. Estas, criando entre os artistas uma condição de “preliminaridade” para o trabalho profissional e funcionando como força contrária no seio da economia produtiva, funcionariam então como um prelúdio em que o valor não se encontraria ainda atribuído ao labor.

Assim, propõe a noção de foreplay [preliminares] como estrutura teórica para a compreensão de um modo particular de produção teatral e performativa que existe fora de estruturas predeterminadas de reconhecimento em termos de profissionalismo, alcance artístico ou lógica de acontecimento. Por último, propõe que este trabalho afetivo seja considerado simultaneamente uma forma paradigmática de trabalho precário e eco de histórias marginais das artes performativas, numa genealogia não linear de resistência queer a ideias de produtividade e profissionalismo capitalistas.

 

Giulia Palladini é Senior Lecturer em Drama, Teatro e Performance na Universidade de Roehampton, Londres. A sua investigação explora a política e a erótica da produção artística, e a história cultural e social. Tem abordado, em particular, as relações entre trabalho e prazer, trabalho e tempo livre, temporalidade e afeto, historiografia e arquivo, debruçando-se tanto sobre a cena contemporânea como sobre a sua História.

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa