Ressoar a pergunta: o que vem a ser o Txaísmo?
02 - 06 Fevereiro
Exibição: de 02 de fevereiro (21h) a 06 de fevereiro (21h).
Conferências-performance
Disponível no YouTube do TBA e em www.atosdefala.com.br
Texto e performance: Idjahure Kadiwel e Lucas Canavarro
Edição de vídeo: Lucas Canavarro
Desde 2011, Atos de Fala tem-se afirmado como uma plataforma experimental devotada ao desenvolvimento do formato conferência-performance e das suas diferentes relações entre corpo, matéria e texto. Nesta edição, AdF realiza sua programação num formado online, selecionando a programação a partir de uma open call que decorreu em novembro 2021 e que incidiu especialmente na região ibero-americana. AdF.22 – Materializar os Impossíveis acontece numa parceria que liga o Teatro Bairro Alto a Santiago do Chile (NAVE) e ao Rio de Janeiro (Centro Coreográfico). Durante este período, as conferências-performance selecionadas serão apresentadas online.
Apoio: IBERESCENA, Goethe Institut – Rio de Janeiro e FAPERJ
Ressoar a pergunta: o que vem a ser o Txaísmo? tece uma rede de diálogos invisíveis a partir da pergunta presente no seu título.
Considerando o mistério em torno da palavra Txaísmo, que procura designar as políticas de alianças entre indígenas e não-indígenas, a palestra-performance estende a questão a um conjunto de agentes dessa teia, amplificando as suas implicações e contradições éticas. Ressoar é um método de transmutação polifónica da própria pergunta, que deixa que os seus ecos sejam ouvidos, como se fossem respostas.