Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
27 Julho - 31 Agosto
Valentina Desideri, Denise Ferreira da Silva e Mamadou Ba

O que é este momento político?

Discurso
Programa Digital

27 Julho - 31 Agosto

Discurso
Programa Digital

criação e gravação: Valentina Desideri, Denise Ferreira da Silva e Mamadou Ba
edição sonora: Sara Morais
música original: Raw Forest
produção: Teatro do Bairro Alto

Denise Ferreira da Silva

A escrita académica e percurso artístico de Denise Ferreira da Silva aborda questões éticas do presente global e visam as dimensões metafísicas e ontoepistemológicas do pensamento moderno. É professora e diretora do Instituto de Justiça Social (GRSJ) da Universidade da Columbia Britânica. O seu trabalho artístico inclui textos para publicações das Bienais de Liverpool, São Paulo e Veneza, e para a Documenta 14, além de colaborações com Arjuna Neuman nos filmes Serpent Rain (2016) e 4Waters-Deep Implicancy (2018), e eventos (apresentações, palestras e sessões privadas) e textos relacionados às Leituras Poéticas e ao Sensing Salon, com Valentina Desideri.

Valentina Desideri

Valentina Desideri (n. 1982 em Roma, vive e trabalha em St-Erme e Vancouver) é uma artista que lê, escreve e é comprometida organizar entre diferentes comunidades, incluindo o Forum de Artes Performativas em França. Treinou dança contemporânea na Laban Centre em Londres (2003-2006) e mais tarde concluiu um MA em Belas Artes no Instituto Sandberg em Amsterdão (2011-13) e é atualmente uma estudante de PhD no Instituto de Justiça Social na University of British Colombia, Vancouver. Faz Terapia Falsa e Terapia Política, especula em escrever com Stefano Harney, envolve-se em leituras poéticas com Denise Ferreira da Silva, e faz parte da Oficina de Imaginação Política.

Valentina Desideri e Denise Ferreira da Silva, artistas e académicas sediadas no Canadá (mas que em janeiro haviam passado uma temporada larga em Lisboa, onde levaram a cabo um dos seus bem conhecidos projetos no mundo das artes visuais, Sensing Salons) leem o Tarot. Mamadou Ba, militante antirracista e decolonial e dirigente do SOS Racismo, coloca então a questão: “o que é este momento político?”. Respondendo a uma pergunta necessariamente política e obrigando a um descentramento do sujeito, uma sessão de Leitura Poética dura aproximadamente uma hora. Começa com a elaboração conjunta da dita questão que se torna assim um ponto de partida para leituras várias. Neste podcast, gravado poucos dias a seguir à manifestação antirracista de homenagem a George Floyd, de dia 6 de junho em Lisboa, Mamadou Ba parte da sua experiência na Covid 19: Campanha Antirracista de Apoio Imediato que tem vindo a agir, entre outros, em bairros periféricos da cidade de Lisboa, para com ela refletir sobre vulnerabilidade, força, solidariedade, mudança.

Usando o Tarot como ferramenta, Valentina, Denise e Mamadou encontram juntos uma questão, considerando-a em toda a sua complexidade a partir da resposta visual oferecida pelas cartas. A leitura acontece então em tempo real e a ouvinte é convidada a entrar no ritmo lento da conversa em que uma mesma carta é interpretada várias vezes com desvios, sendo necessário, por vezes, parar para ver com atenção as imagens da carta, tomando em consideração os próprios pensamentos. Este episódio deve ser escutado com o auxílio visual da imagem que revela as cartas comentadas na leitura.

 

Ordem da leitura do tarot no episódio #18

 

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa