nós aqui, entre o céu e a terra
29 Junho
quarta 18h
Sala Manuela Porto
Duração 2h
nós aqui, entre o céu e a terra
Eleonora Fabião e colaboradorxs (2021) trabalho comissionado pela 34.ª Bienal de São Paulo
Foto Jaime Acioli
O TBA fica junto ao Largo do Rato.
Condições de acesso
- Recomendamos que desinfete as mãos à entrada e adote as medidas de etiqueta respiratória.
- Sempre que possível, opte por trazer o seu bilhete de casa ou, ao adquirir bilhete na nossa Bilheteira, escolha o pagamento contactless por cartão de débito ou MBway.
- Nas entradas e saídas, siga as recomendações da equipa do TBA.
Eleonora Fabião é performer e teórica da performance. Realiza ações, exposições, palestras, leciona e publica internacionalmente. Trabalha com matérias diversas – humanas e não-humanas, visíveis e invisíveis, leves e pesadas, estético-políticas. Série Coisas Que Precisam Ser Feitas (Performa Biennial 2015) é o título de um trabalho e, também, um modo de referir-se à prática. Professora da UFRJ, Escola de Comunicação – Graduação em Direção Teatral e Pós-graduação em Artes da Cena. Coordenadora do Curso de Direção Teatral. Doutora e Mestre em Estudos da Performance (New York University) e Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio). Trabalhos recentes incluem: MOVIMENTO HO (Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica 2016), azul azul azul e azul (Museu Bispo do Rosário 2016), Triptych Miami (Museum of Art and Design, Miami Dade College 2017), se o título fosse um desenho, seria um quadrado em rotação (Festival de Teatro de Curitiba 2018), LEVANTE (ArtRio 2018), There is a smell of burning in the air–a sci-fi with no-fi (Grace Exhibition Space NY 2020), E L E T R O V E N T O / E L E C T R O W I N D (EAD-USP, UFC, UFSM, Norwegian Theater Academy 2020), nós aqui, entre o céu e a terra (34.ª Bienal de São Paulo 2021). Em 2015, publica o livro AÇÕES/ACTIONS (Rio de Janeiro: Tamanduá Arte, 2015) com o apoio do Programa Rumos Itaú Cultural. Em 2021, é lançado o livro bilingue (port/ingl) ARTE_BRA Eleonora Fabião (Rio de Janeiro: Automatica, 2021). Lecionou como professora convidada em projetos e instituições como: New York University, Norwegian Theatre Academy, SP Escola de Teatro, Universidad Castilla-La Mancha, Movimiento Sur Chile, Universidad Nacional de las Artes Buenos Aires, Stockholm University of the Arts, Oficina Leo Brauer La Habana, Proyecto Inmaterial La Paz, DAS Theatre Amsterdam, Iceland University of the Arts, Bienal de Performance de Buenos Aires, Miami Dade College, MoMA NY. Concluiu pós-doutorado na NYU em 2017. É pesquisadora CNPq-nível 2.
nós aqui, entre o céu e a terra (2021) é o título de uma ação comissionada pela 34.ª Bienal de São Paulo que envolveu 26 instituições públicas ligadas à saúde, educação, cultura e legislação situadas em um anel de 5 km ao redor do pavilhão da bienal. Neste encontro no TBA, que resulta de um convite conjunto com o PACAP 5/Forum Dança, a performer e teórica brasileira apresentará esta e outras ações que tem vindo a realizar com coletivos de colaboradoras em contextos diversos, sobretudo nas ruas. O que lhe interessa é escutar as circunstâncias, tomá-las como matéria-prima, e agir articulando as dimensões social, estética, espiritual e política de modo indissociável. Assim, propõe-nos uma conversa para imaginarmos em conjunto modos de sociabilidade e de lidar com os temas à altura do momento histórico que nos coube viver.