Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
17 Janeiro
Mike Pearson

Mickery Theatre a theatre machine

Entrada livre
Discurso
Histórias do Experimental

17 Janeiro

sex 17 janeiro 18h30
Em inglês
Streaming disponível no próprio dia em teatrodobairroalto.pt

Preço Entrada livre (sujeita à lotação do espaço)
Duração 2h

Mike Pearson é Professor Emérito de Performance Studies na Aberystwyth University, onde foi responsável pelo desenho dos cursos de licenciatura e mestrado em Estudos de Performance, pioneiros pela sua abordagem de prática enquanto investigação. Formado em arqueologia, trabalha profissionalmente em teatro há mais de 50 anos, dedicando-se ao teatro físico, ao devised theatre e à performance site-specific.

Entre 1965 e 1990, o Mickery Theatre de Amesterdão, sob direção de Ritsaert Ten Cate (também fundador da escola DasArts), tornou-se num dos mais importantes locais da Europa para a apresentação de trabalho internacional de companhias fulcrais nova-iorquinas como La MaMa, Mabou Mines e o Wooster Group, inglesas como The People Show e Pip Simmons Group ou japonesas como Tenjo Saiki.

Com um teatro estúdio “black box” (uma simples sala pintada de negro, uma das primeiras, se não a primeira, na Europa), desafiou companhias e grupos a desenvolver novas abordagens e técnicas de representação. E permitiu uma exploração formal, de longo termo, do impacto destas experiências na assistência.

Esta conferência traça os modos como as companhias usaram e adaptaram as condições do Mickery Theatre, e como a arquitetura do próprio edifício motivou novas abordagens performativas e alterando o gosto e a perceção do público. Trata-se de olhar para esta máquina de teatro pioneira dedicada ao experimentalismo, vendo o que com ela se pode aprender hoje.

 

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa