Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
27 - 28 Janeiro
Sandro Mezzadra

Lessons on Logistics

Entrada Livre
Discurso
Programa Digital

27 - 28 Janeiro

27 e 28 janeiro: 18h

Na sala zoom do TBA

Discurso
Programa Digital
Preço Entrada Livre
Sala Zoom do TBA
Duração 2h

Imagem Luciana Fina e Moritz Elbert, série fotográfica realizada nos portos de Lisboa e Setúbal, 2006/8

Tradução da folha de sala: Nuno Leão

Sandro Mezzadra é professor na Universidade de Bolonha. Os seus estudos concentram-se na história das ideias políticas e na teoria política. Nos últimos anos, tem trabalhado sobre a relação entre globalização, migração e cidadania, teoria pós-colonial, capitalismo contemporâneo, operaísmo e autonomismo italiano.

A imbricação entre o digital e a logística, conjugada com a irrupção de poderosos conflitos sociais relacionados com o controlo das infraestruturas, distribuição e transportes ou as condições de trabalho nos portos, plataformas de distribuição de comida e armazéns é sintomática de uma expansão das fronteiras do que é da competência da logística. Até há pouco tempo considerado apenas como questão técnica, entregue a engenheiros e gestores, o campo da logística tem vindo a alterar-se ao longo das últimas décadas interessando a geógrafos e arquitetos, antropólogos e cientistas políticos, designers e especialistas em estudos urbanos, dando lugar ao que se tem vindo a chamar “critical logistics studies”.

Em duas lições online, Sandro Mezzadra introduzirá algumas das suas noções básicas, história e atuais desenvolvimentos críticos. Relacionando o trabalho de autores relevantes nesta área como Deborah Cowen, Keller Easterling ou Brett Neilson, apresentar-se-ão também exemplos de lutas sociais e laborais atualmente em curso, terminando com uma discussão sobre “capitalismo de plataforma” na sua relação com a logística.

Moderação: Ana Bigotte Vieira, Franco Tomassoni e Andrea Pavone

 

 

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa