Jerusalem In My Heart + Lucrecia Dalt [Cancelado]
Fotografia promocional JIMH Hashem Al Madani & Akram Zaatari/Arab Image Foundation
Fotografia promocional Lucrecia Dalt Regina de Miguel
“Jerusalem In My Heart’s debut record is a reflection of much care and patience in the face of this fretful age of the cheap and easy… This album has a mature and unbridled energy that defies classification, and I cannot recommend it enough.”
Nayt Keane, A Closer Listen
Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19) e das orientações da Direção-Geral da Saúde para diminuir a evolução epidemiológica, a CML optou por encerrar os teatros municipais. Assim, o TBA encerra ao público a partir de 11 março e até 3 abril 2020. Estão, portanto, cancelados os seguintes eventos anunciados para este período. Estas atividades serão, dentro do possível, reagendadas para datas futuras a anunciar.
Quem já adquiriu os seus bilhetes e pretende o reembolso deve proceder do seguinte modo até 31 maio:
– para bilhetes adquiridos nos pontos de venda: a devolução deverá ser requisitada no local onde estes foram adquiridos;
– para bilhetes adquiridos na BOL online: a devolução deverá ser requisitada diretamente à BOL através do seu website;
– para bilhetes adquiridos na bilheteira do TBA: a devolução deverá ser solicitada na própria bilheteira quando esta retomar o seu funcionamento regular;
– para trocas de bilhetes para outro espetáculo: a troca terá de ser feita na própria bilheteira, assim que esta retome o seu funcionamento. Para mais informações sobre a programação, consulte o nosso website com regularidade.
Jerusalem In My Heart
Jerusalem In My Heart (JIMH) é o projeto audiovisual composto pelo músico e produtor Radwan Ghazi Moumneh e a cineasta Erin Weisgerber, que ocupa agora o lugar de Charles-André Coderre. Ativo desde a primeira década de 2000, JIMH começou por se apresentar como uma performance site-specific composta por uma série de elementos multimédia e teatrais. Em 2012, Moumneh redefiniu o projeto como uma performance audiovisual que parte de gravações de estúdio, que dão origem a discos, e que são interpretadas ao vivo em combinação com a projeção de imagens analógicas. Loops e projeções de películas de 16 mm são parte integrante da identidade estética de JIMH, tanto no contexto performativo como na imagem associada aos seus registos e outras componentes gráficas. As atmosferas deslumbrantes criadas pela dupla são uma homenagem intencional às distorções da cultura histórica árabe das cassetes, processada pelas correntes modernas da música eletrónica e pela manipulação de imagens referenciais. As melodias, penetrantes e persistentes, resultam da conjunção do canto melismático de Moumneh em árabe (Moumneh é cidadão libanês, residente no Canadá), instrumentos tradicionais como o buzuk, gravações de campo e outros elementos, através de processamentos enraizados no experimentalismo. As influências de JIMH são diversas, abrangendo pós-punk, psicodelia e gravações folclóricas do Líbano e da Síria.
Composição e interpretação: Radwan Ghazi Moumneh (música) e Erin Weisgerber (imagens)
Lucrecia Dalt
A música e artista sonora Lucrecia Dalt, nascida na Colômbia e residente em Berlim, regressa a Lisboa depois da digressão de apresentação do álbum Anticlines, que a trouxe à Galeria Zé dos Bois em 2018. Ao longo de uma série de álbuns gravados, desde a estreia em 2005, o seu perfil como compositora e intérprete, que abrange os mundos da eletrónica avant-garde e contemporânea, tem-se desenvolvido com reconhecimento internacional. Dalt relaciona várias disciplinas artísticas com detalhes contextuais que estruturam as suas criações. Mensagens com um enquadramento profundo surgem no seio de música irregular e abstrata, um design de som rigoroso e voz em tom poético, solene e assombroso. Na obra de Dalt fazem-se sentir as influências da sua formação académica em engenharia civil, tal como de músicas e filosofias de todo o mundo. Anticlines, por exemplo, criado a partir de síntese, voz, vocoding e feedback, entre outras técnicas, foi descrito como uma exploração de música ambiente em constante mutação.
Composição e interpretação: Lucrecia Dalt