Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
09 - 20 Fevereiro
the vacuum cleaner

How to Hold the Bug

Performance
Programa Digital

09 - 20 Fevereiro

Performance
Programa Digital

criação: the vacuum cleaner
assistente de produção: Becky Sumerling
excertos de música: “Edge of Seventeen” e “Leather and Lace” por Stevie Nicks
integra o projeto EXPOSURE: the vacuum cleaner em colaboração com Dra. Emma Young, Dra. Cecilia Wee e profissionais de saúde do Hospital de Newham.
apoio a EXPOSURE: Paul Hamlyn Foundation e Wellcome Collection
fotografia: Richard Pelham
edição sonora: Sara Morais
música do genérico: Raw Forest
produção: Teatro do Bairro Alto

“Essa foi a sua experiência mais desafiante…?” pergunto eu, e depois ela diz “Não, preciso de falar sobre ela. No entanto, preciso primeiro de um lenço de papel”. Tenho de fazer aí um corte e pensar no resto. Não posso partilhar tudo o que é dito, legal ou eticamente. Tenho de escolher as coisas que quero partilhar, e tenho de pensar nas ouvintes, e se estarão preparadas para ouvir.

Durante o verão de 2020, fiz retratos-vídeos de 47 profissionais de saúde para um projeto chamado EXPOSURE (EXPOSIÇÃO). Estou agora paralisado com material que talvez seja demasiado desafiante ou eticamente problemático para ser trabalhado. O que é que eu vou fazer? Ainda não sei. Mas estou a usar este registo áudio como uma forma de teste, para tentar trabalhar com uma pequena parte das horas de filmagens que tenho.

How to hold the bug (Como travar o bicho) resulta de uma encomenda feita ao artista britânico the vacuum cleaner (James Leadbitter) para o podcast Dito e Feito. Nas suas performances, filmes e intervenções site specific, the vacuum cleaner recorre a várias estratégias criativas legais e ilegais para ridicularizar e subverter as concentrações de poder. Com raízes no ativismo e na arte radical, o seu trabalho aborda questões sociopolíticas, incluindo o consumismo, a discriminação na saúde mental e a institucionalização.

 

Em inglês. Para aceder ao texto em português clique aqui.

 

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa