Histórias do Experimental (em Portugal): pessoas, experiências e lugares
31 Março
quinta 18h
Conversa
Streaming de conversa, após a apresentação do filme, disponível no próprio dia em teatrodobairroalto.pt e nas redes sociais
Sala Manuela Porto
Duração 2h
Apoio Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (o CET é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.)
O TBA fica junto ao Largo do Rato.
Condições de acesso
- O uso de máscara é obrigatório antes, durante e depois da sessão.
- Solicitamos que desinfete as mãos à entrada e adote as medidas de etiqueta respiratória.
- Mantenha uma distância de segurança e evite o aglomerar de pessoas.
- Traga o seu bilhete de casa ou, caso tenha mesmo de comprar o bilhete na nossa bilheteira, escolha o pagamento contactless por cartão de débito ou MBway.
- Nas entradas e saídas, siga as recomendações da equipa do TBA.
Rui Torres (Porto, 1973). Professor na UFP (Universidade Fernando Pessoa), onde leciona cursos de comunicação, semiótica e hipermédia – seus cruzamentos e metodologias. Membro integrado do ICNOVA (Instituto de Comunicação da NOVA) e colaborador do CLP (Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra). Diretor na ELO (Electronic Literature Organization). Diretor da coleção de livros Cibertextualidades (Publicações FFP) e membro do Editorial Board da Electronic Literature Series (Bloomsbury Academic Publishing). Investigador nos projetos “Poéticas liminares no mundo contemporâneo” (Universidade de Barcelona, Espanha); “Nar-Trans2 – Narrativas transmédia” (Universidade de Granada, Espanha); e “Ex Machina: Inscrição e Literatura” (FCT/CLP). Coordenador do Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa (. Publicações sobre literatura e comunicação; trabalhos criativos de literatura eletrónica em telepoesis.
Sandra Guerreiro Dias (1981) é doutorada em Linguagem e Práticas Sociais pela Universidade de Coimbra. É investigadora integrada do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra – núcleo “Mediação Digital e Materialidades da Literatura”, colaboradora do grupo de investigação “Performance e Cognição” do Instituto de Comunicação da Nova (FCSH-UNL) e do Arquivo Digital da Poesia Experimental Portuguesa (PO-EX.net) – Universidade Fernando Pessoa (Porto), bem como Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Beja. Realiza investigação em Estudos da Performance, Literatura Experimental, Mediação Digital e Literatura Portuguesa, áreas nas quais tem vindo a apresentar conferências e artigos científicos, em Portugal e no estrangeiro. Tem sido palestrante convidada em diversos eventos e seminários científicos. Entre 2008 e 2016, integrou vários coletivos de poesia, realizando performances e intervenções poéticas um pouco por todo o país. Coorganizou, em 2021, com Bruno Ministro, o livro Poesia, Programa, Performance: Projetos, processos e práticas em meios digitais – Publicações Fundação Universidade Fernando Pessoa.
Em 2022, prosseguindo uma abordagem atenta à circulação transnacional das práticas e das ideias, o ciclo Histórias do Experimental incide em particular sobre o experimentalismo em Portugal, partindo de episódios concretos relativos a pessoas, experiências e lugares. A partir de arquivos, testemunhos e estudos, interroga-se a prática e o ensino das artes em Portugal, conhecendo-se lugares de aprendizagem, de apresentação e de circulação, e percebendo a fronteira entre géneros como porosa e funcional. Em causa encontra-se a localização, conhecimento e problematização de alterações formais e filosóficas no fazer artístico e cultural, procurando entendê-las política e esteticamente nos seus contextos de origem, questionando a sua operacionalidade então ̶ e o que nela nos separa de hoje (ou não). O foco tripartido nas pessoas, experiências e lugares procura, por acumulação, contribuir para dar a conhecer uma galeria de episódios que juntos perfaçam um quadro menos lacunar do experimentalismo que por aqui foi tendo lugar. A ênfase no “em Portugal” por contraponto ao “português” desenha um território atravessado em que imagens, ideias e desejos participam de formas cosmopolitas e modernas de estar no mundo, um mundo que é do séc. XX e XXI.
Nesta sessão, apresenta-se o filme de uma entrevista de Ernesto de Sousa a E. M. de Melo e Castro, seguindo-se uma conversa entre Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa e Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa) e Sandra Guerreiro Dias (Instituto Politécnico de Beja e Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra).
A conversa partirá da apresentação de diferentes exemplos de objetos poéticos que, pela sua variedade material e diversidade medial, sinalizam a fragilidade das fronteiras entre géneros artísticos e literários, reclamando a ineficácia de definições e classificações rígidas e estanques. A poesia experimental circula através de diferentes espaços, mobiliza distintos atores e configura diálogos e colaborações que acionam variadas práticas e vivências. Aventura da criação, pretende reinventar a FESTA e, com ela, a “esperança libertadora de encontrar uma função ritualista de participação para o acto estético” (Ernesto de Sousa, 1973).
Serão apresentadas e discutidas obras disponíveis no Arquivo Digital da PO.EX (POesia EXperimental), a partir da natureza material dos seus registos (Materialidades, isoladas ou híbridas), das tipologias textuais onde se esgrimem (Géneros, mais ou menos emergentes), evidenciando e homenageando os seus agentes/operadores (Autores).
Mais informações:
Diálogos entre Ernesto de Sousa e a Poesia Experimental Portuguesa. In: Revista do Centro de Estudos Portugueses, 40(63). pp. 107-126.
Liberdade e Invenção: a poeprática de E. M. de Melo e Castro. In: Colóquio/Letras, 207. pp 141-153.