Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
31 Março
Rui Torres e Convidadas

Histórias do Experimental (em Portugal): pessoas, experiências e lugares

Entrada livre
Discurso
Histórias do Experimental

31 Março

quinta 18h

Streaming de conversa, após a apresentação do filme, disponível no próprio dia em teatrodobairroalto.pt e nas redes sociais

Discurso
Histórias do Experimental
Preço Entrada livre (sujeita à lotação) mediante levantamento prévio de bilhete (máximo de 2 por pessoa) na bilheteira a partir das 15h
Sala Manuela Porto
Duração 2h

Apoio Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (o CET é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.)

Alerta! Na sequência das medidas de combate à Covid-19, para assistir aos eventos no TBA precisa de apresentar um dos seguintes comprovativos:

• Certificado Digital Covid da EU nas modalidades de Vacinação completa, ou de Testagem com resultado negativo (antigénio nas últimas 48h ou PCR nas últimas 72h) ou de Recuperação (há mais de 11 dias e menos de 180 dias).
• Comprovativo de Vacinação completa (Janssen, AstraZeneca, Moderna ou Pfizer) ou de Recuperação emitidos por países terceiros.
• Comprovativo laboratorial de testagem negativa ao SARS-CoV-2 (antigénio nas últimas 48h ou PCR nas últimas 72h).

Não são admitidos autotestes. Crianças até 12 anos estão dispensadas de apresentação de certificado. Crianças a partir dos 12 anos estão sujeitas às mesmas regras dos adultos.

Condições de acesso
• Haverá medição de temperatura sem registo à entrada do espaço.
• É obrigatório o uso de máscara dentro do edifício antes, durante e depois das sessões
• Desinfete as mãos e adote as medidas de etiqueta respiratória
• Mantenha a distância de segurança e evite o aglomerar de pessoas
• Traga o seu bilhete de casa ou, caso tenha mesmo de comprar o bilhete no TBA, escolha o pagamento contactless por cartão de débito ou MBway.
• Coloque as máscaras e luvas descartáveis nos caixotes de lixo indicados
• Nas entradas e saídas, siga as recomendações da equipa do TBA
• Não é possível alterar o seu lugar após indicação do mesmo pela Frente de Sala.

Em 2022, prosseguindo uma abordagem atenta à circulação transnacional das práticas e das ideias, o ciclo Histórias do Experimental incide em particular sobre o experimentalismo em Portugal, partindo de episódios concretos relativos a pessoas, experiências e lugares. A partir de arquivos, testemunhos e estudos, interroga-se a prática e o ensino das artes em Portugal, conhecendo-se lugares de aprendizagem, de apresentação e de circulação, e percebendo a fronteira entre géneros como porosa e funcional. Em causa encontra-se a localização, conhecimento e problematização de alterações formais e filosóficas no fazer artístico e cultural, procurando entendê-las política e esteticamente nos seus contextos de origem, questionando a sua operacionalidade então ̶ e o que nela nos separa de hoje (ou não). O foco tripartido nas pessoas, experiências e lugares procura, por acumulação, contribuir para dar a conhecer uma galeria de episódios que juntos perfaçam um quadro menos lacunar do experimentalismo que por aqui foi tendo lugar. A ênfase no “em Portugal” por contraponto ao “português” desenha um território atravessado em que imagens, ideias e desejos participam de formas cosmopolitas e modernas de estar no mundo, um mundo que é do séc. XX e XXI.

Nesta sessão, apresenta-se o filme da entrevista de Ernesto de Sousa a E. M. de Melo e Castro, seguindo-se uma conversa com Rui Torres, professor de ciências da comunicação na Universidade Fernando Pessoa, diretor na Electronic Literature Organization e coordenador do Arquivo digital da literatura experimental portuguesa.

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa