Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
30 Março
ARTEA

HISTÓRIAS DO EXPERIMENTAL: Artes de la escena y de la acción en España: 1978-2002 [Cancelado]

Entrada Livre
Discurso
Programa Digital
Cancelado Cancelado Cancelado Cancelado Cancelado

30 Março

terça 30 março 18h

Preço Entrada Livre
Sala Zoom do TBA
Duração 2h

Ao longo de 2020 e 2021 a série de conversas Histórias do Experimental dá a conhecer estudos singulares sobre episódios-chave do experimentalismo nas artes performativas entre a década de 1960 e hoje. Estruturada de forma transnacional, aborda vários contextos, procurando interrogar contaminações dramatúrgicas e estéticas. A partir dos arquivos, viaja-se assim entre diferentes geografias e tempos, conhecendo e discutindo inovações formais como a primeira black box na Europa, a disseminação da ideia de criação coletiva, o foco na interdisciplinaridade ou no processo em vez de no produto, procurando entendê-las política e esteticamente nos seus contextos de origem e questionando a sua operacionalidade hoje.

 

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020

No Zoom do TBA: https://us02web.zoom.us/j/82863835826

Conversa sobre o livro Artes de la escena y de la acción en España: 1978-2002 que marca a constituição do colectivo ARTEA – Investigação e Criação Cénica y el inicio del Archivo Virtual de Artes Escénicas. A definição de categorias como “teatro físico”, “teatro visual”, “teatro pós-dramático”, “dança teatro”, “novo-circo” ou “nova dança” serve de abordagem ao trabalho de La Ribot, Mónica Valenciano, La Fura dels Baus, Juan Domínguez e Cuqui Jerez, entre outros.

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa