Há mais mundos – Oficina de Revocabulação integrada nas Jornadas de Estudos de Teatro (Re)conhecer Osório Mateus
Uma iniciativa do Centro de Estudos de Teatro / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em parceria com o Teatro do Bairro Alto
José Alberto Osório Mateus ou Osório Mateus foi professor, encenador e estudioso do teatro. No âmbito das Jornadas de Estudos de Teatro – (Re)conhecer Osório Mateus organizadas pelo Centro de Estudos de Teatro que cofundou, faz sentido revisitar alguns dos seus textos e discutir os modos de trabalho que praticou nas aulas, na criação teatral e em oficinas de investigação. Procura-se rearticular o pensamento que terá transmitido, perceber em que termos se tem continuado, interrogado e/ou transformado, por entre diferentes entendimentos do que pode ser estudar e fazer teatro hoje.
“P. – O que pode o Teatro?
- – Pode tudo. Embora muitas vezes não o deixem. Teatro não é só espetáculo. Não é só formação ou espetáculo onde à noite se compram bilhetes. Há mais mundos.”
Osório Mateus (1988)
Propomos uma oficina para trabalhar a partir do encontro de diferentes textos de Osório Mateus com textos e materiais de outras autorias, registos e estilos. O encontro visa a imprevisibilidade do resultado e a continuidade da pesquisa. Partindo do princípio de que o pensamento se faz de encontros inéditos, do esquartejamento, do fragmento, da deslocação, da apropriação, do entortamento ou erro, esta oficina procurará um compromisso entre a “generatividade” da imaginação e os limites da sua concretização num contexto situado de investigação artística.
Os Estudos de Teatro que Osório Mateus inaugurou em Portugal são, hoje, um campo plural atravessado por inúmeros géneros artísticos e disciplinas. A tendência é abrir: dar corpo a novas (e velhas) leituras sobre o que pode ser teatro, dança ou performance; a outros diálogos com as políticas do quotidiano e às forças de resistência que emergem neste âmbito alargado. Se em “Estudos de Teatro” substituirmos a preposição “de” por “em”, o que acontece ao campo dito académico? Desmorona-se? Desdobra-se? Multiplica os seus sentidos? E se expandirmos a noção de teatro? Se alargarmos a ideia de estudo? Que acontece se tomarmos ambas as parcelas como práticas e as praticarmos em conjunto?