Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
27 - 29 Novembro
Plataforma285

EmpowerBank

Teatro
TBA no Lux

Coapresentação com o festival Temps d’Images

este espetáculo (elegível) só foi possível porque a plataforma285 é uma estrutura associada do cão solteiro, do espaço do tempo e da associação appleton. estes são os ateliers dos artistas. são emprestados (à plataforma). mas são lindos. e fundamentais. procurem no google. ou no facebook. mas cuidado com o twitter. somos a plataforma285. escreve-se assim. sem espaço.
somos uma companhia de teatro. mas também vendemos meias. e espetáculos.
mais meias que espetáculos. temos produtos para todos os gostos e carteiras. depois não digam que não pensamos no público.

Texto para concursos

(utilização limitada de caracteres)

 

EmpowerBank é um espetáculo sobre a obsessão contemporânea por movimentos que promovem a ideia de salvação interior e singular. Do Mindfulness às experiências de “conhece-te a ti próprio”, neste projeto pensa-se sobre o ato de mercantilização de instrumentos de autoconhecimento e automelhoria. O capitalismo transformou-se. Outrora um sistema que convertia recursos físicos em dinheiro, gera hoje riqueza transformando recursos do domínio do sensível em capital. A questão crítica está no facto de estarmos a promover uma sociedade cada vez mais apaziguada e menos consciente. É uma nova realidade daquilo a que Deleuze chamou “sociedade do controlo”. É parte integrante do que Bernard Stiegler designou “capitalismo do sensível”.
 Em vez de uma orientação para a resolução efetiva de problemas, algumas destas práticas, movimentos e “estilos de vida” propõem desvincular o pensamento dos problemas para uma análise interior. Os problemas não são o problema; o problema é o apego aos mesmos. Pretende-se pensar sobre as consequências sociais destas técnicas de alienação no indivíduo e no coletivo social. Procura-se pensar nas ilimitadas barreiras do capitalismo do sensível e da experiência estética e humana.

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa