Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
17 Fevereiro
Festival Rescaldo

Cândido Lima

12 eur.
Música
Festival Rescaldo 2023

17 Fevereiro

sexta 19h30

1 bilhete, 2 concertos
Este concerto integra o festival Rescaldo e conta ainda com um concerto de André Gonçalves, Maria da Rocha, Violeta Azevedo e César Burago

Música
Festival Rescaldo 2023
Preço 12 eur.
Incluído no Passe Cultura (disponível apenas na Bilheteira do TBA)
Sala Principal
Duração 50 mins. (com intervalo entre concertos)

Classificação Etária:

M/6

Piano, eletrónica e projeções
Cândido Lima

Comprar
Bilhetes Bilhetes Bilhetes Bilhetes

Com mais de dez anos de existência, o Festival Rescaldo tem continua- mente procurado apresentar projetos significativos no panorama das músicas de vanguarda, assinalando as referências do presente, contextualizando a influência dos seus mais importantes precursores, desafiando artistas idiossincráticos a estabelecer novos laços e colaborações, e abrindo espaço para projetar artistas a quem reconhece potencial para, num futuro próximo, alargar e enriquecer os horizontes da criação musical contemporânea em Portugal. Nesta sua 13.ª edição, o festival colabora pela primeira vez com o TBA, espaço dedicado ao experimental e consciente da sub-representação estrutural no meio artístico. Aposta-se por isso em dois concertos inéditos. O primeiro em modo de celebração e homenagem a Cândido Lima, um dos pioneiros da música contemporânea portuguesa. E no segundo lança-se o desafio a uma nova colaboração entre quatro criadores pertinentes da nova música nacional: André Gonçalves, Maria da Rocha, Violeta Azevedo e César Burago.

Nascido em 1939 em Viana do Castelo, Cândido Lima é um notável compositor associado a uma certa vanguarda portuguesa que viveu (e vive ainda), maioritariamente, na obscuridade. Tendo estudado com Xenakis e privado com figuras como Boulez ou Ligeti na sua passagem pela Sorbonne, é um pioneiro nacional de formas técnicas e tecnológicas da composição contemporânea, da eletroacústica à espacialização do som, e autor de obras marcantes como Oceanos, recentemente revisitada no âmbito do projeto Unearthing the Music, que lhe proporcionou apresentações em festivais como o OUT.FEST no Barreiro ou o Skanu Mezs em Riga, Letónia. Apresenta-se no Rescaldo numa aparição rara em Lisboa.

Comprar
Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa