Arquivos do Comum: Red Conceptualismos del Sur
17 Abril
sáb 17 abril 15h
Em espanhol (sem legendagem)
Streaming disponível no próprio dia em teatrodobairroalto.pt
Imagem: Cartaz do apelo “Por uma política comum de arquivos”, Red Conceptualismos del Sur, 2019
Apoio: Instituto Cervantes e Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (o CET é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos «UIDB/00279/2020» e «UIDP/00279/2020)
Em abril, o ciclo Histórias do Experimental assume o formato de seminário com três conferências, focando questões como as instituições, os arquivos, a interligação entre o estético e o político e a contracultura dos longos anos 1960.
Ana Longoni é investigadora, diretora do Departamento de Atividades Públicas e do Centro de Estudos do Museo Reina Sofía e impulsiona a Rede Conceptualismos del Sur desde a sua fundação em 2007.
Moderação:
Marta Mestre é curadora e pesquisadora. Tem pesquisado sobre contra-narrativas da arte contemporânea e arquivos de artistas no Brasil e em Portugal.
Clique aqui para aceder à Sala Zoom do TBA: https://us02web.zoom.us/j/7723662478
Fundada em 2007, a Red Conceptualismos del Sur reúne pessoas da América Latina e da Europa para desenvolver pesquisa não enquanto mero exercício académico, mas enquanto forma de abordagem afetiva e política dos processos investigados, em compromisso com a capacidade desta de desafiar e influenciar, em alguma medida, as condições do presente. Em aliança com iniciativas públicas e do comum, impulsiona uma política de arquivos em uso, procurando preservar os fundos documentais nos seus contextos.