Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
18 Junho
Godofredo Pereira, Susana Caló e François Pain

Análise Militante – Esquizoanálise para Todos

Entrada Livre
Discurso

18 Junho

sábado 11h e 14h30

Programa
11h
Susana Caló e Godofredo Pereira
Palestra Da análise a militância

14h30
François Pain com Susana Caló
Sessão de visionamento de filmes e discussão em torno ao uso analítico de ferramentas audiovisuais em processos institucionais

Discurso
Preço Entrada Livre
(sujeita à lotação do espaço mediante inscrição prévia para uma ou para as duas sessões até 16 junho para bilheteira@teatrodobairroalto.pt)

Sala Manuela Porto

O TBA fica junto ao Largo do Rato.

Condições de acesso

  • Recomendamos que desinfete as mãos à entrada e adote as medidas de etiqueta respiratória.
  • Sempre que possível, opte por trazer o seu bilhete de casa ou, ao adquirir bilhete na nossa Bilheteira, escolha o pagamento contactless por cartão de débito ou MBway.
  •  Nas entradas e saídas, siga as recomendações da equipa do TBA.

Susana Caló é investigadora em filosofia e análise institucional, fundadora Others Ways to Care e Chaosmosemedia.

Godofredo Enes Pereira é arquiteto, investigador em lutas ecológicas e política colectiva, diretor do MA Environmental Architecture, Royal College of Art.

François Pain e Realizador, média-ativista do movimento das Rádio Livres em França, colaborador de Félix Guattari, autor de vários filmes sobre psicoterapia institucional.

Entre os anos 1960 e 1980 em França, os grupos FGERI (Fédération des groupes d’études et de recherches institutionnelles) e CERFI (Centre d’études, de recherches et de formation institutionnelles) destacaram-se pela tentativa de trazer práticas coletivas analíticas desenvolvidas pela psicoterapia institucional para outros campos de organização coletiva, nomeadamente profissionais e militantes. A premissa era a de que todas as organizações coletivas requerem uma militância analítica por forma a garantir a sua capacidade de apoio a processos revolucionários e a evitar cristalizações de poder: daqui surge a necessidade de invenção de uma prática analítica transversal ̶ a esquizoanálise.

Susana Caló e Godofredo Pereira apresentam uma conversa em torno dos processos analíticos desenvolvidos em La Borde e como estes foram mobilizados enquanto ferramentas militantes pelo grupo CERFI. O programa inclui a participação de François Pain, realizador e autor de inúmeros filmes sobre experiências psiquiátricas alternativas, colaborador em La Borde, membro de FGERI e CERFI, e cofundador da Fédération de Radios Libres Non Commerciales e da Radio Tomate. Pain vai facilitar uma sessão de visionamento e discussão de filmes com o objetivo de desenvolver uma reflexão em torno do uso analítico de ferramentas audiovisuais.

Análise Militante enquadra-se num programa internacional de eventos entre maio e outubro de 2022, em torno da publicação do livro CERFI: Militant analysis and Institutional Programming de Susana Caló e Godofredo Pereira (Minor Compositions, 2022).

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa