Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
25 Fevereiro
Workshop com Helgard Haug

Academia de Ausentes

Candidaturas encerradas
Artes Performativas

25 Fevereiro

sexta 10h30-17h

Entrada pela Porta de Artistas (Largo Hintze Ribeiro)
Línguas de trabalho: inglês e português

parceria com Goethe-Institut Portugal, no âmbito do projeto ReMapping Memories Lisboa - Hamburg: Lugares de Memória (Pós-)Coloniais

Artes Performativas
Preço Candidaturas encerradas
Sala de Ensaios
Duração 6h

Em parceria com o

Condições de acesso
• À entrada do espaço, poderá ser medida a temperatura sem registo, enquanto a medida for recomendada pelas autoridades de saúde. O uso de máscara é obrigatório antes, durante e depois da sessão.
• Solicitamos que desinfete as mãos à entrada e adote as medidas de etiqueta respiratória.
• Mantenha uma distância de segurança e evite o aglomerar de pessoas.
• Traga o seu bilhete de casa ou, caso tenha mesmo de comprar o bilhete na nossa bilheteira, escolha o pagamento contactless por cartão de débito ou MBway.
• Nas entradas e saídas, siga as recomendações da equipa do TBA.
• Devido às indicações da Direção-Geral de Saúde, não é possível entrar na sala após o início da sessão ou alterar o seu lugar após indicação do mesmo pela Frente de Sala.

Helgard Haug é autora, diretora e cofundadora dos Rimini Protokoll.

É neste âmbito que desenvolve peças de teatro, intervenções, instalações cénicas e peças radiofónicas em várias constelações, muitas vezes com especialistas que testaram os seus conhecimentos e competências para além do teatro. Além disso, os Rimini Protokoll gostam de traduzir espaços ou ordens sociais em formatos teatrais. Muitas das obras do grupo caracterizam-se pela interatividade e por uma abordagem lúdica à tecnologia.

Os Rimini Protokoll foram galardoados com inúmeros prémios pelo seu trabalho. Por exemplo, receberam o Prémio de Teatro FAUST em 2007 e o Prémio do Teatro Europeu em Salónica em 2008. Em 2011, a obra completa dos Rimini Protokoll foi premiada com o Leão de Prata na 41.ª Bienal de Teatro de Veneza. Em 2013, receberam o Prémio de Excelência do Festival de Artes dos Media Japoneses pela instalação de teatro multijogadores Situation Rooms sobre o comércio global de armas.

O trabalho que desenvolveram juntamente com Daniel Wetzel, em 2007, Karl Marx: Das Kapital, Erster Band, foi distinguido com o Prémio de Teatro de Mülheim, desencadeando um debate de grande alcance sobre novas autorias e teatro pós-dramático.

Quatro das peças dos Rimini Protokoll foram convidadas para o Berlin Theatertreffen, mais recentemente em 2000 a sua produção Chinchilla Arschloch, waswas.

Helgard Haug também recebeu vários prémios pelas suas peças radiofónicas: entre outros, recebeu o Prémio Radiofónico dos Cegos de Guerra em 2008, e mais recentemente o Prémio Radiofónico da ARD, o primeiro canal de televisão da Alemanha, em 2019.

Na Academia de Ausentes, a técnica de telepresença performativa desenvolvida para a Conferência será trabalhada com artistas, profissionais da sociedade civil e ativistas com a perspetiva de poderem vir a reproduzi-la de forma autónoma.

O foco temático está em questões de ausência, visibilidade, representação e resistência nos centros e periferias da cidade pós-colonial.

Este workshop acontece no âmbito do projeto ReMapping Memories Lisboa – Hamburg: Lugares de Memória (Pós-)Coloniais do Goethe-Institut.

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa