Saltar para conteudo
Visitar TBA
Anterior Anterior
26 Fevereiro
Fernanda Eugenio, Ana Dinger, Inês T. Alves

A Escola do Reparar | AND_Lab

Entrada livre
Discurso

26 Fevereiro

sábado 15h

em português

Discurso
Preço Entrada livre (sujeita à lotação) mediante inscrição prévia para o e-mail bilheteira@teatrodobairroalto.pt
Sala Manuela Porto
Duração 3h

O TBA fica junto ao Largo do Rato.

Condições de acesso

  • À entrada do espaço, poderá ser medida a temperatura sem registo, enquanto a medida for recomendada pelas autoridades de saúde. O uso de máscara é obrigatório antes, durante e depois da sessão.
  • Solicitamos que desinfete as mãos à entrada e adote as medidas de etiqueta respiratória.
  • Mantenha uma distância de segurança e evite o aglomerar de pessoas.
  • Traga o seu bilhete de casa ou, caso tenha mesmo de comprar o bilhete na nossa bilheteira, escolha o pagamento contactless por cartão de débito ou MBway.
  • Nas entradas e saídas, siga as recomendações da equipa do TBA.
  • Devido às indicações da Direção-Geral de Saúde, não é possível entrar na sala após o início da sessão ou alterar o seu lugar após indicação do mesmo pela Frente de Sala.

Fernanda Eugenio é artista, investigadora e educadora. Dirige, desde 2011, a plataforma AND_Lab | Arte-Pensamento e Políticas da Convivência.

Ana Dinger é investigadora associada ao AND_Lab e escreve sobre artes visuais e artes performativas, sobre o que podem os arquivos e os corpos e os corpos-arquivo e seus modos de continuação sobre o que podem os arquivos, os corpos e os corpos-arquivo.

Inês T. Alves é realizadora e editora de filmes. Desde 2015 organiza o MOVIMENTO, uma oficina colaborativa de cinema.

Dez anos de AND Lab: uma re-membração
documentário de Inês T. Alves

Estamos em 2021 e o AND Lab, estrutura artesanal de investigação artística a operar no cruzamento entre as artes, o pensamento crítico, as práticas encarnadas e as pedagogias somático-políticas indisciplinadas/indisciplinares, vai completar dez anos de existência em Portugal. Essa data marcante acontece mais ou menos junto com os quase vinte anos do Modo Operativo AND enquanto pesquisa continuada de Fernanda Eugénio acerca das políticas de com-posição relacional e do cuidado-curadoria íntimo e coletivo do comum.
Nesse ano de re-membração – rememoração e remembramento – a estrutura vê-se às voltas com o desafio de retomar as atividades presenciais (após longa temporada em modo online devido à pandemia), ao mesmo tempo em que ensaia uma movida da cidade para o campo, numa relação mais direta com a terra.
O documentário acompanha a realização de uma primeira edição do curso-retiro LANDscape no âmbito da Escola do Reparar, percorrendo os diferentes jogos e proposições que perfazem a constelação de práticas do Modo Operativo AND inventadas nos últimos dez anos.
Intercalam-se depoimentos e testemunhos da rede de colaboradores do AND Lab, em Portugal e no Brasil, tais como Fernanda Eugenio, Ana Dinger, Carlos Oliveira, Liliana Coutinho, Sílvia Pinto Coelho, Bernardo Chatillon, Ruan Rocha, Manoela Rangel, Mariana Ferreira, Alina Duchrow, Erika Kobayashi, Soraya Jorge, Guto Macedo, Naiá Delion, Mariana Pimentel, Iacã Macerata, Milene Duenha, Pat Bergantin.

Posicionando-se no seio de uma tarefa paradoxal e urgente, entre a irreparabilidade do mundo-como-É e o compromisso ético com a sua reparação, no campo vivo das lutas político-afetivas, a Escola do Reparar assenta-se no “entre”, como instância de experimentação e reimaginação do que queremos e podemos enquanto comunidades.
Nesta sessão de estreia do documentário Dez Anos de AND Lab: uma re-membração, faremos uma incursão às modulações da ética do Re-parar, que move as práticas de jogo e “posição-com” da Escola do Reparar – programa continuado de formação artístico-política do AND_Lab.

 

O AND_Lab é uma estrutura artesanal de investigação artística, que tem vindo a desenvolver uma abordagem única, experimental e expandida à criação artística, praticando-a enquanto ação micropolítica duracional, transversal, interdisciplinar e indisciplinada.

Este teatro tem esta newsletter
Fechar Pesquisa